terça-feira, 5 de abril de 2011

Cada manhã

Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, novas são a cada manhã. (Lm 3:21ss)

Há alguns dias, ouvi do Gutemberg que Deus tem algo a compartilhar conosco a cada manhã, algo como a direção para aquele dia. Enquanto o ouvia, refleti sobre quanta direção perdemos para os nossos dias, por não ouvirmos ao Senhor antes de ouvirmos a qualquer outra voz.

Se Você lê a Bíblia, sabe que quando o povo de Israel, no deserto, recebia o maná diariamente, precisava colhê-lo a cada manhã: Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer (Ex 16:21). Embora houvesse muito maná naquele deserto, cada um devia colher a porção para aquele dia e ela deveria ser proporcional ao que cada um pudesse consumir naquele dia. No dia seguinte, haveria mais maná e, assim, realmente, aconteceu durante quarenta anos...

Por que não estocar o maná para os quarenta anos? Por que não colher para toda a semana? Por que não o colher para dois dias? Bem, é claro que alguns israleitas tentaram fazer isso e o resultado foi que o maná se decompunha ao final do dia e, na manhã seguinte, havia criado bicho e cheirava mal. 

Penso que o Senhor não tinha nada contra o armazenamento de alimentos, de uma forma geral, já que José fora preparado pelo Senhor para estocar mantimento para muito tempo e em quantidade suficiente para atender a todas as nações daquela época. Mas, o povo de Israel não podia armazenar o maná no deserto, não apenas por questões logísticas, mas porque, enquanto caminhava, precisava aprender a dependência de Deus e a gratidão a Ele. Era preciso recorrer à provisão do Senhor diariamente e, a cada manhã, sentir-se grato porque as misericórdias do Senhor se haviam renovado. 

Isso me faz pensar em mim mesma... Quanta confiança tenho colocado no fato de já ter lido a Bíblia inteira inúmeras vezes? Quanta arrogância tem sido gerada em mim porque o Senhor, algum dia, entregou-me esta ou aquela revelação? Quanto tenho levado minha vida com Deus no automático, pois, afinal de contas, já participei de tantas reuniões, de tantas vigílias, de tantos turnos de adoração? 

Preciso entender que as experiências que tive no passado, minhas práticas devocionais, o quanto possa ter dado ou recebido do Senhor até aqui, não serão suficientes para alimentar meu espírito para sempre, mas o dia que se chama HOJE necessita de novo suprimento vindo do Pai. 

Se entendermos que, em Jesus, estamos a caminho; que, no Reino de Deus, nossa caminhada é um processo em que devemos crescer até atingir o tamanho espiritual de Jesus; se entendermos que este processo de amadurecimento é dinâmico, não será difícil compreendermos que cada passo, cada dia, há de nos colocar numa posição diferente da anterior, posição esta que exigirá suprimento e direção, revelação e tratamento específicos.

Quando Deus me criou, uma das coisas em que pensou foi em relacionamento. Poderíamos encontrar o Senhor, todos os dias, por volta do mesmo horário, na casa de Adão e Eva, no princípio. Estou voltando à Origem. Preciso me encontrar com o Senhor todos os dias, relacionar-me com Ele, ouvir Sua voz dentro de mim, ler Sua Palavra, receber revelação e entendimento do Seu Espírito, ouvir Sua direção para o meu caminhar, colocar-me sob Suas misericórdias, que Se renovam a cada manhã, ser tratada, moldada, corrigida.

Que eu e Você possamos nos determinar e manter a disciplina de investirmos em nosso relacionamento íntimo com o Senhor, todas as manhãs. Que isso nos torne mais conscientes de que dependemos dEle e de Sua provisão e direção para o Caminho. Que isso nos faça mais gratos e comprometidos com Sua Vontade. E nos auxilie a caminharmos diligentemente para o alvo de nos tornarmos filhos maduros, que estabelecerão o Reino de Deus na Terra.

Não quero estagnar e apodrecer, não quero viver da direção do passado! Quero as misericórdias renovadas de cada manhã!!!


Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, novas são a cada manhã. (Lm 3:21ss)

Jackeline Sarah
Escritora

₢ Todos os direitos reservados. O texto pode ser compartilhado, sem modificações, desde que citada a fonte. 

3 comentários:

Thaís disse...

Nossa...é isso mesmo!

Marina Novaes disse...

Amém Jack! Quão necessário nos é buscar ao Senhor de nossas vidas todos os dias, todas as manhãs.

De fato a unção e a revelação de ontem não servem para hoje! E céus, mares, montanhas e criaturas viventes (homens e animais) aguardam por nossa manifestação! Mas como dar frutos sem estar na videira?

Não haverá expansão se a igreja não estiver na Videira Verdadeira... eu preciso muito ouvir a voz do Senhor! Todos os dias!

Amo muuuuito sua vida! Muitas saudades!

Beijos, Marina.

Morena flor disse...

Estou de acordo Jack.
Isso me faz refletir e me avaliar, quanto a minha confiança e dependência.
Uau!!!!
E até mais.