quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O resgate dos mineiros

Estou acompanhando, ao vivo, pelo G1, o resgate dos mineiros, no Chile. 

Há 70 dias, devido a duas explosões, 33 mineiros que trabalhavam na perfuração de uma mina de ouro e cobre ficaram presos a 600 m da superfície, num espaço de 50 metros quadrados. Passaram-se 17 dias até que fossem encontrados e, desde então, houve uma grande mobilização para viabilizar o resgate. Chegaram a haver 3 planos e uma previsão de que poderia demorar até o Natal para que o resgate acontecesse.

Muito antes do previsto, acabei de 'presenciar' a chegada à superfície do mineiro Florêncio Ávalos, 31, que foi o primeiro a ser içado, em uma cápsula. Foi emocionante vê-lo começar e concluir a subida e os 16 minutos e alguns segundos de trajeto foram uma grande lição. De interdependência. Dentro daquela cápsula, Florêncio, apesar de ser o mineiro em melhores condições físicas, estava absolutamente dependente dos outros. Se houvesse algum incidente ou falha mecânica, ele nada poderia fazer, além de seguir as instruções recebidas e confiar no cabo de aço, na equipe de resgate, em Deus.

Estou vendo este resgate como um milagre. Milagre de solidariedade, de tecnologia, de determinação. Desde o início, o Ministro da Mineração, o Presidente do Chile e a Primeira Dama, os especialistas e toda a equipe de busca e resgate, comprometeram-se em buscar, encontrar e resgatar os mineiros, fazendo tudo o que fosse humanamente possível para isso. Os familiares dos mineiros, no Acampamento Esperança, foram abraçados pelas autoridades, pelos resgatistas e trabalhadores, nos mais de dois meses que se passaram. Os mineiros, encontrados, ouviram as palavras de compromisso dos chilenos e foram nutridos, treinados, cuidados para que estivessem bem, até o momento do resgate, que certamente demoraria. Havia líderes entre os mineiros. E eles foram os responsáveis por manter a equipe motivada e equilibrada. Havia líderes na superfície, interessados no bem dos mineiros, enquanto estivessem lá e após a saída. Houve ajuda dos EUA e o mundo inteiro tem acompanhado esta situação. O que poderia ser uma tragédia, parece terminar como um milagre e uma grande lição.

Ao discursar após a saída do primeiro mineiro, o Presidente chileno, muito emocionado, concedeu uma entrevista coletiva, onde agradeceu a Deus, aos ministros, à Primeira Dama, aos resgatistas e a todos os que trabalharam para o que o resgate se tornasse possível, ao povo de Atacama e a todos os chilenos. Enfatizou que o povo de Atacama está acostumado a superar momentos difíceis e que eles "com tenacidade e força arrancam o fruto da Terra".

Isso me levou a pensar. E muito. Imagine que, com a mesma determinação, coragem e solidariedade que houve neste episódio, as autoridades das Nações se propusessem, como um time, a alimentar os mais de um bilhão de seres humanos que estão morrendo de fome no planeta... Penso que o milagre que resultaria deste esforço consciente e concatenado seria prova de sucesso da tecnologia, da solidariedade, da determinação. Penso que geraria grande alegria, semelhante mas exponencialmente maior que a que sentimos ao ver o Florêncio Ávalos abraçando sua esposa e filho, ao chegar à superfície.

Mas... penso que não acontecerá assim. Porque, como humanidade, sabemos nos mover bem em meio a tragédias, mas a fome dos mais de um bilhão de seres humanos já é encarada como algo normal por todos. Não representa uma tragédia, mas parece ser vista apenas como consequência. Da má distribuição de renda. Da má ocupação da terra. Da má gestão de recursos. Etc etc etc.

Creio que a humanidade não mais se esquecerá do Acampamento Esperança, do brilhante resgate que está sendo feito, da emoção que sentimos ao ver os 33 mineiros em bom estado físico, da determinação da Nação Chilena em salvar seus trabalhadores. E sei que a notícia que lemos, hoje, de que tanta gente passa fome na Terra, será facilmente esquecida nos próximos dias. Talvez, algumas mães digam a seus filhos para comerem tudo que está no prato, porque outras crianças não tem o que comer.

Mas, o que poderia me entristecer, pensando nisso tudo, ao invés disso, me entusiasma. E motiva. E me leva a uma firme esperança. Esperança de que os filhos do Reino (logo) se comprometam com o propósito eterno de Deus e assumam o domínio dos sete montes, que representam as sete áreas de influência que governam o mundo, e, ao se levantarem com a autoridade de Corpo de Cristo, possam "com tenacidade e força, arrancar o fruto da Terra" e realizar grandes milagres, como estabelecer a PAZ, em lugar da guerra, a JUSTIÇA, em lugar da iniquidade, e a ALEGRIA, em lugar do desespero. E isso em toda a Terra. Serão as obras maiores acontecendo... E, quando isso ocorrer, durante o Governo dos Justos, não haverá mais de um bilhão de seres humanos morrendo de fome, no planeta... O Sistema de Governo que Deus sonhou e ama se estabelecerá em toda a Terra e o Seu Reino será manifesto através dos Seus filhos maduros.

Ah... Esta não é para mim, realmente, uma esperança. É uma certeza. Certeza de fé e de consciência, que me leva a me comprometer e a trabalhar, sem distração e sem descanso, como fizeram as autoridades, os especialistas e as equipes de resgate, no Chile. 

Como me alegrei, do Brasil, e milhares de outros estão se alegrando, no mundo todo, juntamente com os chilenos! O segundo mineiro resgatado acabou de chegar à superfície. Sepúlveda, 40, o porta-voz do grupo, chegou rindo, falando muito, agradecendo e abraçando a todos. A Alegria dele me fez pensar em todos aqueles que serão alcançados pela Justiça, pela Paz e pela Alegria, quando cumprirmos o propósito eterno de Deus. A alegria de todos, neste resgate, me faz lembrar que toda a criação se alegrará quando os filhos de Deus se manifestarem e manifestarem o Governo de Deus sobre a Terra.

E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:27

Parabéns a todos os que se comprometeram para este resgate fosse um grande milagre!




Jackeline Sarah
13/10/2010

Nenhum comentário: